quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Padrinho do capitalismo



A igreja católica no século VII-VIII quando se firmou como instituição a favor do absolutismo e firmando seu poder na europa, surgindo no século XV-XVI  a reforma protestante contrariando a leis da igreja católica tendo como apoio os burgueses que utilizaram a reforma como pretesto para desenvolver suas relações comerciais e a igreja católica era contra o enriqueçimento era "pecado" .

A igreja protestante apadrinhou os burgueses em troca financiou e apoiou a reforma , para que suas relações comerciais burguesa pudesse expandir nos continentes e as idéias de Martinho Lutero como o  refêrencia biblica utilizou :

  Jeremias 20.5   Também entregarei toda a riqueza desta cidade, todo o fruto do seu trabalho e todas as suas coisas preciosas; sim, todos os tesouros dos reis de Judá entregarei nas mãos de seus inimigos, os quais hão de saqueá-los, tomá-los e levá-los à Babilônia.

Com a itenção deste discurso legitimar a reforma e suas idéias e derrubar o poder absolutismo da igreja católica e com isso veio o efeito Capitalista que não parou e seguiu no mundo inteiro e a arte também que era financiado pelo burgueses que eram humanistas e foi expandindo como na inglaterra  denominada uma país Protestante, foi onde surgiu as indústrias textil nos seculo XVII-XVIII. Onde o trabalho era pesado e escravo e ganhavam o suficiente somente para sobreviver istó mostra as lacunas da igreja protestantes e os efeitos delanos dias de hoje .
Para conquistar seu lugar teve que tomar atitudes da epóca barbárias, como a igreja católica. A igreja protestante teve uma parte de participar ou até principal em colaborar com o capitalismo, mas sem a igreja apoiando seria dificel ela se firmar.
Na Alemanha no período do século XV-XVI não era centralizado o poder havia principado, quer dizer em cada região era um príncipe que governava e a igreja católica que era soberana, e alguns principes que queria acabar com poder dela na Alemanha e alguns príncipes apoiaram Lutero para a reforma além de retirar o poder da igreja católica poderia estabelecer as relações comerciais e expandindo o capitalismo trazendo enriqueçimento para os burgueses.
As estratégias de publicidade, propaganda, anunciar o produto tudo estes efeitos capitais são influências dos protestantes. 


" A História não e bucólica existem as lacunas, cabe ao Históriador trazer luz ''





quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROCESSO DE CIVILIZAÇÃO

''Civilizado''

Uma breve reflexão do livro" Processo civilizador "de Norbert Elias analiza o comportamento nos séc.XVI e XV.
o homem começou a utilizar colher , garfo, faca na mesa por mostrar que era civilizado, seu comportamento na mesa para manter a ordem não havendo conflitos.
Na frança iniciou estas práticas sendo o referencial no comportamento e na moda e na educação sendo na inglaterra o ensino era religioso e na frança estudos não eram só teologicos.
Não foi por higiene a utilização dos talheres mas por um comportamento de civilizado e determinaou mudanças no comportamento do homem e neste período surgindo e determinando o comportamento do homem e práticas na mesa.
Me levou a ver que o comportamento do homem foi planejado e não surgiu do nada, essas mudanças foi para melhorar ou determinou a vontade de uma elite, porque chamaria o homem do campo de ignorante? só porque ele não tem as mesmas práticas do que eu?
Nobert era sociologo e alemão e analizou sua pesquisa na frança, 1933 na França antes de se estabelecer na Inglaterra onde passou grande parte de sua carreira.




terça-feira, 12 de julho de 2011

Deslegitimar Araçatuba como terra do boi gordo e a relação da cidade com a linha ferrea para sua formação

(Este artigo faz parte de estudo independente)


A cidade de Araçatuba-sp deve -se a classe operária trabalhadora na linha ferrêa na região noroeste, a cidade foi construída por efeito a linha de trem,  Araçatuba era uma das principais estações ferroviárias da região noroeste para transporte de produtos como : café, algodão,etc.

Ela foi construída entre 1908-1909 (para sua construção houveram conflitos com os índios caingangues e mortes entre os bandeirantes e índigenas ).

A História  de que Araçatuba-sp se deu por causa do boi gordo e influência da classe dominante , que e mostrada de cima para baixo excluindo a classe baixa sendo que Historiadores afirmam que não  há História se não teve conflitos e a participação da classe trabalhadora . A História não e escrita somente por uma pessoa existem vários fatores como econômicos, participação dos indivíduos , sociais ,religiosos,políticos e  não deve ser contada como heróismo e ela e mostrada assim.

Primeiramente a cidade de Araçatuba se desenvolveu por causa dos trabalhadores que viam trabalhar a linha ferrêa e que ficavam alojados nas casas ; veio as migrações e a região noroeste tem várias colônias e principalmente em Araçatuba  ai vemos necessidade de consumo e  surge o comércio se existem individuos precisa-se produtos ex: roupas, comida, produtos de higiene,etc

E araçatuba se torna uma oportunidade na plantação de café que e de grande interesse dos migrantes e também dos brasileiros para terem sua oportunidade de riquezas no Brasil.

A formação de Araçatuba -sp foi por causa da expansão industrial e capitalista e eram interesses econômicos da nação e por causa da estação houve interesse nesta região .

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois.

Por estes fatores vejo que no perfil econômico e formação da cidade não vejo o gado como influência na formação da cidade





Ao lado da estação atual ,a Faculade salesiano utiliza o espaço (ao lado do camelódromo)

     (2° estação inaugurada em  1916)




                       

                     (A 1° estação ferroviária e Araçatuba começou como um vagão de trem 1908-1909)




                                                                          (1915)





                                                            (  1979 Araçatuba-sp)










                                                                             ( 1915 )













                            










            

                     (mapa da linha ferrea no noroeste paulista)










  ''História faz parte do homem nos ajudam a aproximar da verdade de uma época''

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PASSAGENS DA ANTIGUIDADE PARA O FEUDALISMO

Autor: Perry Anderson

Resumo:






O conteúdo do texto envolve sistema econômica  , tradições e social no período medieval (conhecido como período negro).
O livro tem uma influencia historiográfica marxista visando o modo de produção , economia, política e crises atribuídas a estes fatos.
Com estas informações Perry Anderson consegui colher grandes informações da antiguidade e feudalismo e através  destes historiadores construiu uma síntese da idade antiga á medievalidade.
A obra aborda a transição da antiguidade clássica e começa retratando o modo de produção escravo o mundo grego-romano, invasões bárbaras  as conseqüências para o sistema até a idade antiga.
Começa com estes temas :  modo de produção escravo, a Grécia , o mundo helênico ,Roma , o cenário germânico  , invasões .
Também enfoca o mundo grego  e explorador , as cidades , desenvolvimento da ciência ,manufatura  e comércio  na Grécia  que se baseava na economia agrária e viviam do  trabalho escravo e não tinham negociantes e mercadores .
 O escravo no mundo grego era considerado um instrumento vocal , capaz   de falar  , mas era acima do gado e não tinha direito social . o trabalho do escravo que sustentou as realizações do mundo grego – romano e o escravo trazia conforto na classe urbana , riqueza e unia campo a cidade .
Esta  época  as manufaturas tinham limitações , as técnicas eram simples e havia pequena demanda  e a procura era limitada , o território era grande  e havia dificuldades de transporte  e consumidores e produtores  ficavam próximos .
A comercialização  era restrita as faixas litorâneas   ; o escravismo possibilitou  o afloramento da cultura grego - romana .
No período helênico o modo  de produção  escravista era dominante  mesmo havendo camponeses livres , rendeiros , artesões urbanos .






















sábado, 7 de maio de 2011

''IDEPENDÊNCIA OU MORTE''

Resenha:
Ficheiro:Independencia brasil 001.jpg


Muitos acham que a independência do Brasil se deu a este grito "independência ou morte'' que foi dado por Dom Pedro a  mando de seu pai rei de Portugal , mas foram vários fatores como conflitos regionais , conflitos com a Inglaterra entre Portugal , classes rurais , comerciantes - muitos outros e guerras internas contra portugal .
O povo se envolveu ,mas seus conflitos no Brasil eram de interesse próprios nas regiões não era organizado pelos brasileiros mas independentes em cada região.
O processo  de independência do Brasil não se resume somente em um conflito mas de vários , regionais , comercial, imposto, e muito mais.
Como a imagem de tiradentes é falsa que mostra  ele igual a jesus , ele era careca gordo mas a arte  mostra mais  ele desta forma como salvador por questões e arte e religiosa e foram várias pessoas , mas somente ele  e lembrado sendo  que ele não era brasileiro

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ética e Política / Negócios e vida comunitária

Ética e política 


Desde a Antiguidade a filosofia tem se preocupado com a questão da moral e da ética. Distintas, porém intrinsecamente ligadas, a moral é composta por todos os códigos e regras de conduta dos indivíduos na sociedade, sejam eles escritos nas leis ou não, enquanto a ética seria mais pessoal, ou seja, a forma como os indivíduos se colocam frente a moral estabelecida. É um ético o individuo que se constrói, a si mesmo, como um sujeito da moral. Como tal, portanto, a ética está ligada à postura pessoal e às formas de sujeição do indivíduo às regras de conduta de uma sociedade. Assim, portanto, todos os indivíduos são éticos mesmo aqueles que se comportam de forma imoral, pois isso significa que se permitem atitudes imorais.
A forma como, na história, os homens se construíram como sujeito da moral, gerou sociedades e comportamentos diferenciados que impregnaram as formas de viver. Geraram, no extremo, sociedades como a brasileira, onde por muitos motivos a ética parece ser um dos temas do momento transformado, até mesmo, em disciplina da grade curricular dos cursos universitários, onde se busca orientar estudantes sobre a ética profissional tal é a quantidade de sujeitos que se comportam de forma imoral, particularmente aqueles que acessam o poder de Estado.
Considerando que a ética é individual não há como dividi-la em partes. A ética pressupõe a forma como o indivíduo se constrói e isso caracteriza todas as ações desse mesmo indivíduo, sejam elas afetivas, de amizade, na política ou no trabalho e aparecem quando os indivíduos se relacionam. Assim a ética, como postura pessoal, não é algo que se aprende nos livros ou seminários, porque ela vai sendo construída desde a infância até a maturidade, e depende da forma de subjetivação do indivíduo e está ligada a uma arte de viver e como as pessoas escolhem viver a sua vida e seus relacionamentos.
Para que tal construção se realize há que se desenvolver a capacidade de reflexão das pessoas, fundamental na construção de sujeitos livre e aptos para uma cidadania defensora das liberdades, tanto individuais como sociais.
Porém, esse cuidado de si, embora pessoal e intransferível não se constitui em um exercício solitário, mas sim em uma prática social saudável. Quanto maior clareza os indivíduos tiverem da sociedade em que querem viver e do que é necessário fazer individualmente para que tal modelo se concretize, melhor será o resultado para a comunidade.
Talvez mais do discutir ética, seria muito proveitoso para a sociedade criar mecanismos de participação ativa e cuidar para que os indivíduos, todos eles independentemente da profissão ou cargos que ocupem, no Estado ou fora dele, cumpram os códigos estabelecidos porque assim desejam e não porque existe a possibilidade de punição legal. Um sujeito que ultrapassa as regras de conduta estabelecidas de forma a trazer prejuízo para o próximo ou para a sociedade é imoral e não antiético e impede que muitos usufruam uma sociedade mais livre.



NEGÓCIOS E VIDA COMUNITÁRIA

O sucesso da Feicana, inclusive com a presença de autoridades políticas e de empresários do setor, fez com que a mídia exaltasse o evento. O que se viu foi, inclusive, a publicação de cadernos e revistas especialmente editados para a ocasião que, em detalhes, forneceram informações sobre os negócios da plantação e industrialização da cana-de-açúcar e a importância da energia renovável.
Os discursos oficiais foram elogiosos como a afirmação do chefe do executivo araçatubense de que a “região caminha para ser a maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil e, quiçá, do mundo”.
Porém, se a transformação econômica da região pode trazer benefícios é necessário que a população seja informada sobre o que significa tornar-se o maior pólo produtor canavieiro do país e que tipos de conseqüências advêm desse modelo de desenvolvimento econômico.
A experiência histórica brasileira indica que a plantação da cana-de-açúcar em larga escala, e de forma monocultora, determina um tipo de sociedade com problemas específicos e de difícil tratamento.
Uma região rica e enorme como o Nordeste, transformada em um imenso canavial desde os séculos 16 e 17, mesmo depois de 300 anos ainda sofre as conseqüências dessa atividade. Maior produtora mundial de cana-de-açúcar no passado, exportada e consumida em muitos países europeus, conserva ainda os traços da miséria, da exploração humana, da baixa expectativa de vida e escolarização sem contar com o esgotamento do solo e problemas ambientais daí decorrentes.
Fora os efeitos locais, e depois de superada a escravidão africana, a região nordestina acabou ainda por expulsar a população por meio de uma migração intensa a ponto de abalar a urbanização do sul e sudeste no século 20.
Atualmente, os baixos salários no setor ainda força o trabalho de famílias inteiras, inclusive crianças e também afasta da escola uma imensa quantidade de pessoas.
Como conseqüência, essa sociedade miserável e analfabeta é facilmente submetida pelos desmandos políticos de seus dirigentes com conseqüências nefastas para a democracia brasileira como um todo.
Para que não se repita a experiência nordestina, ainda que se afirme que a atividade está atualizada pelas modernas tecnologias, é importante que também se discuta os meios para evitar problemas certeiros e futuros.
Assim, é fato que a monocultura canavieira pode ser benéfica para a região, conforme as informações fornecidas pelo presidente da Udop, mas também podem ser prejudiciais se a população não exigir do poder público que se preocupe com a preservação do meio ambiente obrigando a manutenção de áreas arborizadas e se preocupe, sobretudo, com a dignidade do trabalhador com a oferta de condições dignas de moradia, escola e saúde.
Somente desta forma, se evitará que, no futuro, além dos eventos não previstos na Feicana como o protesto dos pequenos e médios agricultores que queimaram produtos para chamar a atenção sobre o problema da produção e comercialização de alimentos, os organizadores e autoridades não tenham que enfrentar protestos gerados por outros problemas que poderiam se previstos, ser evitados.

''o texto foi escrito por Angela Liberatti ''



FORMAÇÃO 

 Angela Liberatti  professora de Ciência Política no UniToledo e coordenadora do curso de História (Centro Universitário Toledo), de Araçatuba.



*bacharelado em história PUC-SP

 *licenciatura em História PUC-SP
 *pedagogia Mestrado em história economica PUC-SP
 *Pos-graduação em Museologia (MASP e Escola de Sociologia e POlítica de São Paulo)
 *Mestrado em Ciência POlítica PUC-SP

sábado, 2 de abril de 2011

As primeiras instituições cristã de Araçatuba-sp





''capela santo Onofre''
                         
                        ( 1° missa de araçatuba -sp foi realizada no dia 5 de setembro de 1912)

A capela foi erguida por volta de 1912 a 1914 em homenagem ao santo Onofre sobe a ação de José cândido que chefiava os sertanistas. Na data de 25 de março de 1919 a capela foi inaugurada pelo frei Ricardo Deno e celebrando a missa.

(Próximo a antiga cobrac na AV. Mário Covas)


  Lado esquerdo você verá a igreja Católica  , ao lado direito a primeira Igreja protestante que era a Metodista




Na Praça Rui Barbosa, muito próximo a ela, foi erguida em 1922, uma Igreja Metodista. Esta Igreja Metodista foi construída no estilo medieval britânico, muito maior que a igreja que foi construída pelos católicos. Devido a esta rivalidade a Igreja Católica demoliu seu templo, e ergueu outro no mesmo lugar, no estilo medieval gótico, muito mais alto que a Igreja Metodista.
Em 1967, novamente a Igreja Católica passa por reformas. O estilo gótico da lugar a uma igreja em formato sextavado, devido às ideias do bispo Dom Pedro Koop.
Os metodistas depois derrubaram sua igreja devido ao barulho da Praça Rui Barbosa.




                                              (igreja católica construída maior que a metodista)



Depois de vários conflitos a igreja católica e reformada e maior que a protestante mostrando sua superioridade.
A igreja metodista era localizada na agência Bancária da Caixa econômica federal.

sábado, 19 de março de 2011

EXPANSÃO IMPERIALISTA DOS ESTADOS UNIDOS (RESUMO)






os E.U.A na virada do século partiram para a conquista de posições estratégicas , durante o processo de expansão imperialista.

Com a primeira e a segunda guerra mundial consolidaram a hegemonia econômica e militar ,fornecendo produtos e recursos financeiros em vários países da Europa ocidental.

No final da segunda guerra os E.U.A se tornou grande super potência mundial liderado econômia e militarmente o mundo capitalista.

Theodore Roosevelt formulou teorias como a de (monrou)que justificava as intervenções por motivos de segurança e o (big stick)intervenções em assuntos internos nos países na América.

E caracterizou o mundo pós-guerra foi a bipolarização em blocos econômicos um lado capitalista liderado pelos Estados Unidos , eo outro o socialista liderado pela URSS , gerando diferenças ideológicas e econôicas gerando grande conflito e tensões surgindo  guerra fria.

A otan eo pacto de Varsóvia , foram organizações militares criadas durante a guerra fria liderado pelos E.U.A e URSS .

Com  a reunificação Alemã , e  a queda do muro de Berlim o conflito desapareceu e surgem novos centros de poder econômico como união Européia e Japão.

O que caracterizou o mundo pós-guerra fria foi a multi polarização do mundo.

Os E.U.A são responsáveis por cerca de 88% do pib do nafta (aréa de livre comércio norte-americano) eo México 5,4% , e observam-se muitos outros tipos desigualdades na nafta.

E visto até hoje a individualidade do E.U.A , e as barreiras impostas para a exportar os países da América tendo dificuldades de expandirem ecônomicamente sendo que todos tem o direito de transcederem.

sábado, 5 de março de 2011

O PODER DA IGREJA NO INDIVIDUO

No período medieval a igreja passou a legitimar a  hierarquia como no céu e a organizar a sociedade como  na  trindade :  DEUS, JESUS,  ESPIRITO SANTO.
O servo sempre seria servo sujeito as ordens do clero que se dominavam autoridades de Deus e não podiam ser questionados e a burguesia patrocinava a igreja que legitimava os discursos para favorecer a burguesia e para igreja lucrar mais acrescentava meios para o pecador conseguir se safar de seus atos pecaminosos como o purgatório que através da orações dos monges resgataria ele para o céu  (ref: jaques le goff ).
Sendo quando a igreja começou no século IVe V o objetivo dela era propagar o amor de jesus logo depois se tornou uma instituição ,alguns teológos falam que foi o maior erro sendo que e tudo diferente o objetivo que jesus  tinha era relacionado a mudança do homem e não a riquesa da igreja.






''o valor do homen não reside na sua riqueza e nem na sua inteligência ,mas no seu caráter''

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A INFLUÊNCIA DO TEMPO NO INDIVÍDUO NO PERÍODO MEDIEVAL

 No período medieval o homem começou a ser controlado pelo tempo e foi inicial  na igreja cristã  , o homem era livre  em suas práticas e  não havia o controle do relógio no seu cotidiano , e não eram determinadas pelo tempo - e sim pelos fenômenos naturais.

Começando através das missas e calendários porque as datas eram documentas  pelo período do rei, como ex: no período do rei josias - na biblía , e foram sendo introduzidas pelos monges a divisão do tempo em horas canônicas. 

Depois vem o sinos que nas badaladas momento do nascer do sol e  por do sol que era o momento da inicialização da missa o da oração e também o inicio eo termíno do trabalho sendo que o homem não vivia assim antes do período medieval.

E no século XIII surge o relógio mecânico e logo no século XIX surge o relógio individual e quem contruía era o monges dos monastérios , surgindo as primeiras práticas capitalistas.
Paralelamente com o emprego monástico do tempo , a partir daí tornando arcaíco , um emprego do tempo leigo , o do mercador.



livro: ''Uma civilização toma o corpo''
autor: Le Goff





                            ROMA 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MAHATMA GANDHI ( A GRANDE ALMA)

GANDHI

Gandi faz parte de um dos grandes homens que eu admiro particularmente um homem que lutou de forma pacífica , protegendo sua cultura e sua nação e apesar dos cristãos protestantes terem envergonhado o evangelho ele disse para um membro "acredito no seu Deus, mas não no seu cristanismo '' um homem com uma grande mente que compreendia a revelação de Deus , e que na época foi  criticado mas hoje e compreendido pelos líderes e pastores.


''Churchill costumava chamá-lo de "faquir despido". Einstein era um de seus maiores admiradores. Martin Luther King inspirou-se nele. Mahatma Gandhi é um dos grandes homens do século XX''.

 





Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.
Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.
Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.
Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.
Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.


Visitando a Inglaterra


O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe.
Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários.
"Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi.
Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem.
Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão.
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia.
Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.
Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.


Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.





Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi


 ''Gandhi continua o que o Buddha começou. Em Buddha o espírito é o  jogo do amor isto é, a tarefa 
de criar condições espirituais diferentes no mundo; Gandhi dedica-se a transformar as condições existenciais"
(Albert Schweitzer)
" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto.  O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. 
A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ". 

(Mahatma Gandhi)
" Se o homem perceber  que é desumano obedecer a leis que são injustas, 
a tirania de nenhum homem o escravizará". 
(Mahatma Gandhi)
"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ".(Mahatma Gandhi)
"Para a autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual.  A melhor autodefesa, e a mais duradoura, é a autopurificação ".(Mahatma Gandhi)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

''PELADOS''

Pelado!


Está e a visão que o europeu tinha do brasileiro e alguns tem ainda ,  somos canibais , burros , sem cultura , mas digo que somos o único país transcultural e adotar várias nações e eu não sou burro!.Apesar de termos dificuldades com a tribos índigenas ainda temos índios ao contrario deles.

Mas a única falha que vejo  e de sermos pacífícos , só tomamos postura quando não existe outra forma , e esta questão de liberdade de expressão  e da burguesa para interesses próprios na ditadura e  outra história.

Nós se relacionamos com todos os povos sem nenhum tipo de preconceito e o melhor absorvemos o conhecimento , as músicas ,cultura e adptamos para nós e muito mais . Temos mais consiência ambiental do que os povos ''evoluídos'' .

Como Sérgio Buarque de Holanda falava sobre a idêntidade do Brasil  para termos a nossa própria idêntidade , vejo que foram várias absorvidas não só de portugueses.

A colonização no brasil foi de exploração como : madeira , ouro ,especiarias e índios mortos .
E somos explorados até hoje por não termos um postura forte na política externa e não valorizamos nosso produto que e exportado, o importado e muito caro ,chegou a hora de ser firme e  Patriota .
Apesar do mercosul ser istó valorizar os povos da américa , mas e sempre barrado pelo G4.


''Orgulho de ser do interior''
(Rogério Augusto)


'' Brasil  em ti vejo transceder  como as aves que sobem , tua história vejo aonde meus olhos chegam e através dos meus avós escuto histórias do campo e tenho orgulho de onde vim , o ar que respiro e invejado pelos povos a fertilidade da sua terra gera nações em ti sempre quero estar meu Brasil ''
                                                                         (Rogério Augusto)




   BRASIL

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MEDITAÇÃO E REFLEXÃO


MARCAS E FERIDAS

A misericórdia de Deus me acompanha e sua graça , lembro –me quando o conheci a ele nunca pedi riquezas somente o conhecer a Deus e ter intimidade com o espírito santo ser um referêncial  , mas pela religiosidade não enxergamos como  Jesus enxerga o mundo .  tenho feridas  que foram curadas mas que ficaram cicatrizes marcas em minha história  , sonhos ,ideais, para um bem em comum que foram destruídos  ,mas para Deus não porque  e ele sabia dos meus objetivos e ele não me desamparou  me ama mesmo quando me corrompi com a luxuria do pecado desacreditado de que não haveria pessoas que quisessem  mudar uma história de uma nação e pessoas que somente só queriam saber delas  e que eu não conseguiria . As pessoas não são máquinas de trabalhos que são obrigadas a produzir para o cristianismo , mas são homens que se compadecem para  ajudar o perdido que só o espírito santo convence , líderes que cobram como se fosse ele que transformasse a pessoa e criar uma identidade que só Jesus pode fazer .                                      

‘’Eu acredito Deus que existe como mudar’’