sábado, 19 de março de 2011

EXPANSÃO IMPERIALISTA DOS ESTADOS UNIDOS (RESUMO)






os E.U.A na virada do século partiram para a conquista de posições estratégicas , durante o processo de expansão imperialista.

Com a primeira e a segunda guerra mundial consolidaram a hegemonia econômica e militar ,fornecendo produtos e recursos financeiros em vários países da Europa ocidental.

No final da segunda guerra os E.U.A se tornou grande super potência mundial liderado econômia e militarmente o mundo capitalista.

Theodore Roosevelt formulou teorias como a de (monrou)que justificava as intervenções por motivos de segurança e o (big stick)intervenções em assuntos internos nos países na América.

E caracterizou o mundo pós-guerra foi a bipolarização em blocos econômicos um lado capitalista liderado pelos Estados Unidos , eo outro o socialista liderado pela URSS , gerando diferenças ideológicas e econôicas gerando grande conflito e tensões surgindo  guerra fria.

A otan eo pacto de Varsóvia , foram organizações militares criadas durante a guerra fria liderado pelos E.U.A e URSS .

Com  a reunificação Alemã , e  a queda do muro de Berlim o conflito desapareceu e surgem novos centros de poder econômico como união Européia e Japão.

O que caracterizou o mundo pós-guerra fria foi a multi polarização do mundo.

Os E.U.A são responsáveis por cerca de 88% do pib do nafta (aréa de livre comércio norte-americano) eo México 5,4% , e observam-se muitos outros tipos desigualdades na nafta.

E visto até hoje a individualidade do E.U.A , e as barreiras impostas para a exportar os países da América tendo dificuldades de expandirem ecônomicamente sendo que todos tem o direito de transcederem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário