quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Padrinho do capitalismo



A igreja católica no século VII-VIII quando se firmou como instituição a favor do absolutismo e firmando seu poder na europa, surgindo no século XV-XVI  a reforma protestante contrariando a leis da igreja católica tendo como apoio os burgueses que utilizaram a reforma como pretesto para desenvolver suas relações comerciais e a igreja católica era contra o enriqueçimento era "pecado" .

A igreja protestante apadrinhou os burgueses em troca financiou e apoiou a reforma , para que suas relações comerciais burguesa pudesse expandir nos continentes e as idéias de Martinho Lutero como o  refêrencia biblica utilizou :

  Jeremias 20.5   Também entregarei toda a riqueza desta cidade, todo o fruto do seu trabalho e todas as suas coisas preciosas; sim, todos os tesouros dos reis de Judá entregarei nas mãos de seus inimigos, os quais hão de saqueá-los, tomá-los e levá-los à Babilônia.

Com a itenção deste discurso legitimar a reforma e suas idéias e derrubar o poder absolutismo da igreja católica e com isso veio o efeito Capitalista que não parou e seguiu no mundo inteiro e a arte também que era financiado pelo burgueses que eram humanistas e foi expandindo como na inglaterra  denominada uma país Protestante, foi onde surgiu as indústrias textil nos seculo XVII-XVIII. Onde o trabalho era pesado e escravo e ganhavam o suficiente somente para sobreviver istó mostra as lacunas da igreja protestantes e os efeitos delanos dias de hoje .
Para conquistar seu lugar teve que tomar atitudes da epóca barbárias, como a igreja católica. A igreja protestante teve uma parte de participar ou até principal em colaborar com o capitalismo, mas sem a igreja apoiando seria dificel ela se firmar.
Na Alemanha no período do século XV-XVI não era centralizado o poder havia principado, quer dizer em cada região era um príncipe que governava e a igreja católica que era soberana, e alguns principes que queria acabar com poder dela na Alemanha e alguns príncipes apoiaram Lutero para a reforma além de retirar o poder da igreja católica poderia estabelecer as relações comerciais e expandindo o capitalismo trazendo enriqueçimento para os burgueses.
As estratégias de publicidade, propaganda, anunciar o produto tudo estes efeitos capitais são influências dos protestantes. 


" A História não e bucólica existem as lacunas, cabe ao Históriador trazer luz ''





Nenhum comentário:

Postar um comentário