terça-feira, 12 de julho de 2011

Deslegitimar Araçatuba como terra do boi gordo e a relação da cidade com a linha ferrea para sua formação

(Este artigo faz parte de estudo independente)


A cidade de Araçatuba-sp deve -se a classe operária trabalhadora na linha ferrêa na região noroeste, a cidade foi construída por efeito a linha de trem,  Araçatuba era uma das principais estações ferroviárias da região noroeste para transporte de produtos como : café, algodão,etc.

Ela foi construída entre 1908-1909 (para sua construção houveram conflitos com os índios caingangues e mortes entre os bandeirantes e índigenas ).

A História  de que Araçatuba-sp se deu por causa do boi gordo e influência da classe dominante , que e mostrada de cima para baixo excluindo a classe baixa sendo que Historiadores afirmam que não  há História se não teve conflitos e a participação da classe trabalhadora . A História não e escrita somente por uma pessoa existem vários fatores como econômicos, participação dos indivíduos , sociais ,religiosos,políticos e  não deve ser contada como heróismo e ela e mostrada assim.

Primeiramente a cidade de Araçatuba se desenvolveu por causa dos trabalhadores que viam trabalhar a linha ferrêa e que ficavam alojados nas casas ; veio as migrações e a região noroeste tem várias colônias e principalmente em Araçatuba  ai vemos necessidade de consumo e  surge o comércio se existem individuos precisa-se produtos ex: roupas, comida, produtos de higiene,etc

E araçatuba se torna uma oportunidade na plantação de café que e de grande interesse dos migrantes e também dos brasileiros para terem sua oportunidade de riquezas no Brasil.

A formação de Araçatuba -sp foi por causa da expansão industrial e capitalista e eram interesses econômicos da nação e por causa da estação houve interesse nesta região .

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois.

Por estes fatores vejo que no perfil econômico e formação da cidade não vejo o gado como influência na formação da cidade





Ao lado da estação atual ,a Faculade salesiano utiliza o espaço (ao lado do camelódromo)

     (2° estação inaugurada em  1916)




                       

                     (A 1° estação ferroviária e Araçatuba começou como um vagão de trem 1908-1909)




                                                                          (1915)





                                                            (  1979 Araçatuba-sp)










                                                                             ( 1915 )













                            










            

                     (mapa da linha ferrea no noroeste paulista)










  ''História faz parte do homem nos ajudam a aproximar da verdade de uma época''

Nenhum comentário:

Postar um comentário