Tupi - guarani ( Brasil ) Sioux Red Bird ( U.S.A)
O conceito de ''modernidade'' tem início no século XVII-VXII as propostas eram de melhorar a vida do homem, seus efeitos começaram a tirar o homem do campo, fazer ele adaptar-se aos moldes urbanos ou seja burgueses - isto e uma pequena introdução pois para abordar o assunto do tema e necessário conhecer estas lacunas.
Nos Estados Unidos o indígena ( acabou ) são homens e mulheres que são considerados'' inimigos'' do estado vivem em reservas totalmente precárias - perderam seus costumes e para sobreviver se adaptaram aos modelos modernos, o efeito capitalista .
Milhões de índios americanos mortos pela ganância capitalista americana, expulsos de suas terras humilhados pelos seus costumes e sua religião, expansão de território, a corrida para o oeste para construir as ferrovias e latifundiária - uma posição de imperialismo do país e conquistando territórios do México entre o século XVIII -XIX.
Observando o Governo brasileiro mostrou atitudes iguais aos americanos, como a Hidrelétrica de Belo Monte não se importando com as comunidades indígenas, quantos índios mortos no Brasil ? para atender as necessidades capitalistas e urbanas, o conceito de modernidade só tem atendido o interesse de uma minoria a ''ELITE''. A igreja evangélica sendo fundamentalista no seu pensamento querendo mudar o mentalidade do indígena e a mesma situação com a chegada dos padres jesuítas no Brasil, isso e a mesma situação do que aconteceu nos Estados Unidos o indígena se tornando urbano - saindo da sua terra e a sua casa se tornando latifúndios para expandir a mentalidade de "Modernidade ".
A região de Araçatuba foi habitada pelos índios caingangues a uma população de quase um milhão, foram encontrados vestígios dos índios desde o século XV -XIV pela Historiadora e professora Ângela Liberatti na beira do rio Tietê veja o efeito da modernidade nos índios que muitos foram mortos na cidade de Araçatuba e região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário