segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MAHATMA GANDHI ( A GRANDE ALMA)

GANDHI

Gandi faz parte de um dos grandes homens que eu admiro particularmente um homem que lutou de forma pacífica , protegendo sua cultura e sua nação e apesar dos cristãos protestantes terem envergonhado o evangelho ele disse para um membro "acredito no seu Deus, mas não no seu cristanismo '' um homem com uma grande mente que compreendia a revelação de Deus , e que na época foi  criticado mas hoje e compreendido pelos líderes e pastores.


''Churchill costumava chamá-lo de "faquir despido". Einstein era um de seus maiores admiradores. Martin Luther King inspirou-se nele. Mahatma Gandhi é um dos grandes homens do século XX''.

 





Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.
Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.
Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.
Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.
Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.
Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.
Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.
Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.


Visitando a Inglaterra


O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe.
Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários.
"Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi.
Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem.
Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão.
Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia.
Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.
Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.
Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.
Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.


Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.





Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi


 ''Gandhi continua o que o Buddha começou. Em Buddha o espírito é o  jogo do amor isto é, a tarefa 
de criar condições espirituais diferentes no mundo; Gandhi dedica-se a transformar as condições existenciais"
(Albert Schweitzer)
" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto.  O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. 
A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ". 

(Mahatma Gandhi)
" Se o homem perceber  que é desumano obedecer a leis que são injustas, 
a tirania de nenhum homem o escravizará". 
(Mahatma Gandhi)
"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ".(Mahatma Gandhi)
"Para a autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual.  A melhor autodefesa, e a mais duradoura, é a autopurificação ".(Mahatma Gandhi)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

''PELADOS''

Pelado!


Está e a visão que o europeu tinha do brasileiro e alguns tem ainda ,  somos canibais , burros , sem cultura , mas digo que somos o único país transcultural e adotar várias nações e eu não sou burro!.Apesar de termos dificuldades com a tribos índigenas ainda temos índios ao contrario deles.

Mas a única falha que vejo  e de sermos pacífícos , só tomamos postura quando não existe outra forma , e esta questão de liberdade de expressão  e da burguesa para interesses próprios na ditadura e  outra história.

Nós se relacionamos com todos os povos sem nenhum tipo de preconceito e o melhor absorvemos o conhecimento , as músicas ,cultura e adptamos para nós e muito mais . Temos mais consiência ambiental do que os povos ''evoluídos'' .

Como Sérgio Buarque de Holanda falava sobre a idêntidade do Brasil  para termos a nossa própria idêntidade , vejo que foram várias absorvidas não só de portugueses.

A colonização no brasil foi de exploração como : madeira , ouro ,especiarias e índios mortos .
E somos explorados até hoje por não termos um postura forte na política externa e não valorizamos nosso produto que e exportado, o importado e muito caro ,chegou a hora de ser firme e  Patriota .
Apesar do mercosul ser istó valorizar os povos da américa , mas e sempre barrado pelo G4.


''Orgulho de ser do interior''
(Rogério Augusto)


'' Brasil  em ti vejo transceder  como as aves que sobem , tua história vejo aonde meus olhos chegam e através dos meus avós escuto histórias do campo e tenho orgulho de onde vim , o ar que respiro e invejado pelos povos a fertilidade da sua terra gera nações em ti sempre quero estar meu Brasil ''
                                                                         (Rogério Augusto)




   BRASIL

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MEDITAÇÃO E REFLEXÃO


MARCAS E FERIDAS

A misericórdia de Deus me acompanha e sua graça , lembro –me quando o conheci a ele nunca pedi riquezas somente o conhecer a Deus e ter intimidade com o espírito santo ser um referêncial  , mas pela religiosidade não enxergamos como  Jesus enxerga o mundo .  tenho feridas  que foram curadas mas que ficaram cicatrizes marcas em minha história  , sonhos ,ideais, para um bem em comum que foram destruídos  ,mas para Deus não porque  e ele sabia dos meus objetivos e ele não me desamparou  me ama mesmo quando me corrompi com a luxuria do pecado desacreditado de que não haveria pessoas que quisessem  mudar uma história de uma nação e pessoas que somente só queriam saber delas  e que eu não conseguiria . As pessoas não são máquinas de trabalhos que são obrigadas a produzir para o cristianismo , mas são homens que se compadecem para  ajudar o perdido que só o espírito santo convence , líderes que cobram como se fosse ele que transformasse a pessoa e criar uma identidade que só Jesus pode fazer .                                      

‘’Eu acredito Deus que existe como mudar’’