sábado, 1 de junho de 2013

Quadrinhos também é História contemporânea

           
  

          O ''Capitão América'' surgiu na 2°guerra mundial 1941 quando o E.U.A ingressou no conflito tendo a frente Nazifascista depois de verem as potencias da Europa da época como a Inglaterra serem esmagadas pelo exercito alemão se sentiram ameaçados.




   A análise historiográfica  que me fascina e a função do historiador apresentar as lacunas não foram apresentadas pelo E.U.A e foram responsáveis e a Inglaterra que para atender suas ganancias imperialistas levou a pobreza na Alemanha e partes da Europa como a crise de 29, grande depressão, crise no petróleo... a justificativa americana se utilizar os ''super-heróis'' a Disney com desenhos infantis patrocinado pelo governo para apresentar desenhos estimulados a ter ódio da Alemanha sem conhecer suas justificativas tendo as figuras principais Hitler, Mussolini...  



















quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Transcendência

O homem do século XXI precisa transcender para  quebrar os paradigmas, romper com o tradicional imaginamos Adão no jardim do éden se não tivesse comido o fruto que Deus havia proibido? na visão dos espiritualistas cristãos haveria uma intimidade maior com Deus, mas esquecem que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança e não foi na fisionomia então ele tinha desejos,curiosidades, ir além... ele teve conhecimento do bem e do mal olha que interessante os'' desejos do homem ''criado por Deus, como eu absolvi a construção do conhecimento filosófico de Leonardo Boff.

Ele transcendeu no conhecimento, desejos, organização...ele ultrapassou tudo, o homem atuar sedentário, individualista, falso moralista, dinheiro...como Hobsbawm  falou em sua entrevista ao Brasil '' o jovem não acredita mais em políticos, presidentes, líderes...descobriram o jogo de interesses individuais no mundo todo'' verdade e mais comodo ter o minimo do que não ter nada, lutar para o quê ?para perder meu emprego?, os interesses individuais burguês sobrevive.

Mas deparamos em uma situação de ver os filhos precisando comer  e os pais se deparam no momento de refletir se der a cara vou me prejudicar e perder o que me estabiliza? é compreensível só que quando se mobiliza se une não se quebra.

Um período de desafios para as igrejas, professores, historiadores, filósofos...aceitar as transformações na mentalidade, a igreja protestante querendo se tornar absoluta,querendo influência política, impondo práticas de morais, quem não bebe e classificado como uma boa pessoa isso deve acabar o estado querendo influenciar minhas práticas imponto o seu modelo o estado não pode impor o que faço, chega de burocratas no poder como Sarney, F.Collor..jornalistas covardes, igrejas covardes, políticos covardes que se vendem,  que seja o povo no poder!.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Domínio





A hierarquia que acompanha o homem à séculos a classe dominante determinando suas práticas,organização,comportamento e vida... utilizando as brechas para seus benefícios individuais aproveitando da força da ''camada popular'' para manipular e controlar, o capitalismo sendo mutante para sobreviver e não abrindo mão para que outros possam ter em comum, a mentalidade burguesa ocidental que corroê o homem deixando ele com a memória curta o pós modernismo entra nesta corrente para confundir o individuo infelizmente é um jovem que vê as transformações e fica indignado. Como e triste ver o homem  se vendendo por uma posição social totalmente indicioso e manipulador, não se preocupa em trazer luz a verdade, o historiador Eric Hobsbawm  ao vir no Brasil comentou que ''o jovem não acredita em mais nada o mundo se corrompeu'' as instituições religiosas são como flores de plástico o governo uma pizza.
Os intelectuais, artistas, músicos...   se tornaram produto de venda e não homens que se dedicam a verdade o estado corrupto que é uma ferramenta na mão dos burocratas.
Por que não sonhar que seja o povo governando?. Eram considerados inimigos do estado os cangaceiros por buscarem o melhor para os nordestinos, o baianos já haviam vencido o exército do império no Brasil o país foi construído pela camada popular,  mas a História tem que ser burguesa e branca.   




                              O despertar dos trabalhadores (XVIII-XIX)
                                        SEROV, Valentin