sábado, 28 de julho de 2012

Modernidade e o efeito nos índios























Tupi - guarani ( Brasil )                                                                       Sioux Red Bird ( U.S.A)





O conceito de ''modernidade'' tem início no século XVII-VXII as propostas eram de melhorar a vida do homem, seus efeitos começaram a tirar o homem do campo, fazer ele  adaptar-se aos moldes urbanos ou seja burgueses - isto e  uma pequena introdução pois para abordar o assunto do tema e necessário conhecer estas lacunas.

Nos Estados Unidos o indígena ( acabou ) são homens e mulheres que são considerados'' inimigos'' do estado vivem em reservas totalmente precárias - perderam seus costumes e para sobreviver se adaptaram aos modelos modernos, o efeito capitalista .

Milhões de índios americanos mortos pela ganância capitalista americana, expulsos de suas terras  humilhados pelos seus costumes e sua religião, expansão de território, a corrida para o oeste para construir as ferrovias e latifundiária - uma posição de imperialismo do país e conquistando territórios do México entre o século XVIII -XIX.

Observando o Governo brasileiro mostrou atitudes iguais aos americanos, como a Hidrelétrica de Belo Monte  não se importando com as comunidades indígenas, quantos índios mortos no Brasil ? para atender as necessidades capitalistas e urbanas, o conceito de modernidade só tem atendido o interesse de uma minoria a ''ELITE''.  A igreja  evangélica sendo fundamentalista no seu pensamento querendo mudar o mentalidade do indígena e a mesma situação com a chegada dos padres jesuítas no Brasil, isso e a mesma situação do que aconteceu nos Estados Unidos o indígena se tornando urbano - saindo da sua terra e a sua casa se tornando latifúndios para expandir a mentalidade de "Modernidade ".

A região de Araçatuba  foi habitada pelos índios caingangues a uma população de quase um milhão, foram encontrados vestígios dos índios desde o século XV -XIV pela Historiadora e professora Ângela Liberatti na beira do rio Tietê veja o efeito da modernidade nos índios que muitos foram mortos na cidade de Araçatuba e região.