quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Caravaggio

Michelangelo Merisi nasceu em Caravaggio, Itália no século XV , identificado como um artista Barroco estilo do qual ele é o primeiro grande representante.
 Foi um artista de personalidade forte, bohêmio e desordeiro, durante toda sua vida esteve envolvido com brigas e consequentemente com a justiça. Foi preso várias vezes e acusado de assinato. Seus amigos artistas é quem sempre o livrava da prisão.
Caravaggio foi uma artista plástico que se rebelou contra os convencionalismos do momento que vivia.
O aspecto mais notável da sua obra é o tratamento da luz, que recebe o nome de tenebrismo. projetava a luz sobre as formas com violência e em contraste intenso e brusco com as sombras.
Particulamente meu artisísta predileto por demonstrar seus sentimentos na arte com figuras religiosas e naquela epóca o artista vivia da igreja os trabalhos era encomendados por ela, mas havia bugueses iluministas que encomentava obras mas para o artista conquistar seu lugar o primeiro passo era com a igreja.
Goya usa Caravaggio como refêrencia mas como meu mestre Prof° Marota se emociona em retratar Goya o meu e Caravaggio.



                                                         
                                                              ''Tomé o incredulo''  (séc. XVI )

Caravaggio demonstra sua dor seu sofrimento era mendido seus amigos pintores o ajudavam com tinta para poder pintar vivia nos prostibulos e sempre se envolvendo em confusões com a justiça, e saia do convencionalismo.




 
                                                                   ''Davi e Golias''   ( séc. XVI )


O primeiro artista a se auto retratar ele e a cabeça fora do corpo eventualmente Golias, se prestar a atenção você verá uma cicatriz na sua testa .






                                                    '' Inspiração de São Matheus'' (séc. XVI )


O anjo vindo a  Matheus o convocando para seu chamado





Caravaggio era contra o absolutismo e a forma de confrontar usava as pinturas religiosas sendo que a mento do homem era voltada somente para a fé ea igreja.